quinta-feira, 22 de julho de 2010

Benditas sejam nossas turbulências


Todo ser humano passa por turbulências em sua vida. Por mais apaixonante que seja viver, é impossível passar pela vida sem sentir as fagulhas do sofrimento. É no caminhar pela vida que sentimos o sofrimento bater à porta. Todavia, experimentar as turbulências inesperadas da vida e buscar alternativas para suportá-las é o grande desafio da arte de viver.

Diante delas, somos provados em nossa capacidade de contornar obstáculos, abrir janelas, alargar conceitos e não perdermos o sentido maior de nossa existência.

Quando o homem mergulha no mais íntimo de sua condição humana, defronta-se com o emblemático e silencioso embate entre as misérias humanas, emoções e realizações. O homem aspira viver dias felizes, mas geralmente não sabe lidar com seus sentimentos, de modo que a felicidade é intensamente sonhada, porém, raramente alcançada.

A felicidade exige esforço, fôlego para vencer a inércia paralisante do desânimo, do conformismo, da indecisão e do medo de mudar. Abrir novas janelas, percorrer novos caminhos, alargar horizontes são desafios constantes para quem decide persistir no caminho da felicidade.

Turbulência não é sinal de infelicidade, pelo contrario, é a oportunidade desafiadora para não desistirmos de ser felizes. Enquanto encontramos forças para lutar, motivos para recomeçar e razões para acreditar, atualizamos o sentido fundamental de não desistirmos da vida, e então encontramos o segredo da arte de viver.

Jesus nos ensinou que não passaríamos pela vida sem combates, mas garantiu o cêntuplo para os que perseverassem.

Não tenhamos medo de iluminar os porões de nossa vida, abrir as janelas de nossos sótãos, passear pelo íntimo de nossa alma, assumir nossas fragilidades, reconhecer nossas potencialidades. O cêntuplo prometido por Jesus não foi para aqueles que gozam de certezas, mas para aqueles que caminham da soberba à simplicidade, do julgamento ao respeito, da discriminação à solidariedade, da insensatez à sabedoria e do ódio ao amor.

Toda provação é sinal de vida. Deus nos quer na vida, vencendo as turbulências da vida e não por elas derrotados.

Bendito seja DEUS que nos acolhe em nossas turbulências e nos conduz a um porto seguro.