sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Sempre haverá um caminho


Somos mais que vencedores,
graças àquele que nos amou (Rm 8,37).


Segundo Sève, o verdadeiro cristão dá um belo testemunho de vida quando não perde o ânimo em um mundo no qual, cada vez mais, as pessoas desistem diante do menor obstáculo. O homem de fé está longe de contínuos avanços triunfais, mas não capitula. Crê, acredita! Aí está a chave. Ele crê que, em sua vida, é Deus quem lhe pede, dando-lhe o necessário para realizá-lo. É simples, mas essa simplicidade faz cristãos robustos. Diante dos obstáculos, conserva a convicção de que, com Deus, sempre há um caminho. Nenhum pensamento é tão libertador quanto o de confiar plenamente em Deus. O abandono nos braços de Deus nos desperta para uma reviravolta interior, que nos afasta do aniquilamento ou da preguiça, e nos faz reencontrar a vontade de agir.

O cristão robusto não tem medo de agir. Age, simplesmente, onde estiver ou no que está fazendo: na família, no trabalho, nos estudos. Aí está a vida, escrita em atos e gestos concretos. Age como crê, crê agindo.

A vida, porém, nem sempre é tão poética e muitas vezes nos sentimos presos por sua própria dinâmica. É como se fôssemos música sem melodia, poema sem verso, existência sem vida, caminho sem estrada. Surge, então, o grande desafio para quem crê: avançar na fé, na esperança e no amor. Blaise Pascal, matemático e teólogo, afirma: “Para quem não quer compreender, não existe um só argumento! Todavia, para os que crêem, existem milhares de argumentos!”.

Na fé, acreditamos que nada nos bloqueia, podemos sempre progredir, contamos incontestavelmente com a amizade de Deus. Substituímos, dentro de nós e ao nosso redor, o desânimo paralisante pela esperança vivificante, sentindo assim a realização da obra divina no presente de nossa vida. Ela nos capacita para a paciência, a benevolência e a retidão, características fiéis do amor.

Tudo é possível a quem crê! Enquanto houver disposição sincera no coração do homem, haverá o amor corajoso, disposto a agir, que se mantém vivo, apesar dos obstáculos da vida. Deus é amor! Sua palavra é eficaz e jamais nos abandona. Sempre aponta-nos um caminho quando apontamos a nossa vontade de viver.