sexta-feira, 1 de abril de 2011

Meu conselho é que você seja feliz

Foto: cruz quaresmal

Aconselho que neste período de quaresma abstenha-se de carne nos dias recomendados pela Igreja segundo a tradição, mas aconselho que reflita a fragilidade da carne, os espinhos que tocam a sua carne, e às vezes em que você sacrificou a carne do “outro” para defender a sua própria carne. Aconselho que se abstenha de carne.


Aconselho que aproveite este tempo de quaresma, tempo oportuno de recolhimento e silêncio, para silenciar o coração. Dance menos, fale menos, faça menos barulho e desta forma aproveite para ouvir mais. Aprenda a observar com maior perspicácia, seja mais ouvidos. Aconselho a silenciar.


Aconselho que ao participar das celebrações litúrgicas durante a quaresma bata menos palmas, cante mais baixo e aproveite para aplaudir aqueles que vivem no anonimato da vida e dificilmente recebem aplausos e elogios: empregados, jardineiros, porteiros, gente simples. Pessoas que recebem muitas ordens em tom elevado de voz e poucos aplausos. Aconselho que bata menos palmas.


Aconselho que na quaresma intensifique sua vida de oração, mas aconselho que reze pelos muçulmanos, pelos judeus, pelos anglicanos, pelos protestantes, pelos irmãos de outras denominações religiosas. Aconselho que reze pela unidade dos cristãos e dos povos. Aconselho que intensifique suas orações.


Aconselho que nesta quaresma faça uma revisão de vida, mas aconselho que mude de atitudes, inove, aprenda algo novo, conheça pessoas novas, amplie seus relacionamentos, aprofunde os já existentes. Aconselho que revise sua vida.


Aconselho que neste período de quaresma, tempo oportuno de conversão, procure o sacramento da confissão, reconcilie-se consigo mesmo, com Deus e com os “outros”, mas aconselho que procure ser mais educado, verdadeiro e honesto em suas relações e não espere a quaresma para pedir desculpas. Aconselho que se confesse.


Aconselho nesta quaresma que faça jejum, mas aconselho que faça jejum da língua, da calúnia, da fofoca e da inveja. Aconselho que faça jejum. Aconselho que participe das celebrações da Semana Santa (Quinta feira santa da Ceia do Senhor, Sexta-Feira da Paixão, Sábado de Aleluia, Domingo da Páscoa do Senhor), mas aconselho que deseje Feliz Páscoa para seus funcionários, empregados, vizinhos e amigos.


Aconselho que participe das celebrações da Semana Santa. Aconselho que no dia de Páscoa coma um delicioso ovo de chocolate, mas aconselho que doe um ovo de chocolate para alguém que não pode comprá-lo. Aconselho que coma chocolate.


Aconselho que no dia de Páscoa prepare um delicioso almoço, que vá a um bom restaurante, mas aconselho que faça uma oração antes da refeição. Aconselho que coma bem.


Estes são meus conselhos de quaresma. Lembre-se, meu conselho é para vê-lo feliz.


Feliz quaresma, sem muito agito, sem muito barulho, mas repleta de sentido. Meu conselho é para vê-lo feliz!


Vilmar Dal-Bó Maccari